Cidade Jardim: veja como foi a recepção da equipe de professores e colaboradores na nova unidade
Em um momento de celebração, confraternização e contemplação, recebemos, no dia 13 de julho, os professores e colaboradores que farão parte da equipe do novo Colégio Bernoulli Cidade Jardim.
“As expectativas, que já estavam altas, foram superadas!”, comentou Lucas, professor de Biologia, após o tour. A equipe saiu com (ainda mais) brilho nos olhos depois de conhecer toda a infraestrutura que aguarda os alunos no próximo 30 de julho!
HISTÓRIA
Ao andar pelo Cidade Jardim, é possível ser teletransportado para uma Belo Horizonte diferente e não é à toa. O bairro é, antes de tudo, um conceito urbanístico que foi idealizado pelo inglês Ebenezer Howard e colocado em prática por Lincoln Continentino, autor do Plano de Urbanismo de Belo Horizonte. A criação oficial do bairro foi em 1948, sendo a Rua Conde de Linhares a primeira a receber residências.
Pela análise de microfilmes, presume-se que dois anos depois, em 9 de março de 1950, se iniciaria o projeto da construção, que, na época, abrigaria inicialmente o Colégio Sacré Coeur de Jesus. O engenheiro arquiteto responsável foi Vicente Buffalo, um dos primeiros profissionais formados pela Escola de Arquitetura da UFMG, com o auxílio da irmã Fernande Schoutetten, superiora do Sacré Coeur.
Segundo especialistas, o imóvel, que ficou pronto em sua totalidade por volta de 1958, tem fachadas em estilo neoclássico, sendo um grande representante da arquitetura e paisagismo da cidade. O prédio foi construído em parte nos lotes 31, 33, 35 e 37, da ex-Colônia Afonso Pena.
Quando começou a ser idealizado, a capital mineira se expandia. A Avenida Prudente de Morais, na qual hoje está localizado, ainda nem existia, só foi construída nos anos 70.
A sua primeira construção ficou pronta em 1952, entre as Ruas Iraí e Santa Madalena Sofia, iniciando sua jornada no universo da educação. Quatro anos depois, ganhou um bloco lateral esquerdo e parte do bloco central direcionado para o que hoje é a Avenida Prudente de Morais.
Em 1959, a capela foi construída, finalizando a última parte da construção. Ao longo desse tempo, o colégio chegou a ter mais de 300 alunas, funcionando até a década de 1970, cedendo lugar ao Colégio Pitágoras.
Os antigos quartos das irmãs foram transformados em salas de aula, deixando a arquitetura externa preservada. Um terreno em anexo foi adquirido para incorporação de uma praça de esportes.
Nessa mesma época, ocorria a abertura da Avenida Prudente de Morais nos atuais bairros Cidade Jardim, Coração de Jesus, Santo Antônio e Vila Paris.
O prédio funcionou por 51 anos sob essa direção até o final do ano letivo de 2021, quando foi anunciado o fechamento do Colégio.
Em 2022, o edifício foi adquirido pelo Bernoulli Educação, que continuará reverberando, rumo ao futuro, a história desse prédio na educação, unindo modernidade e excelência.