Bernoulli é 1º lugar do brasil no Enem pela sexta vez
São 14 anos entre os primeiros lugares do Brasil no Exame
O Colégio Bernoulli de Belo Horizonte é, pela sexta vez, o 1º lugar do Brasil no Enem entre as escolas com mais de 60 alunos participantes. Em Minas, o Bernoulli mantém o 1º lugar há 14 anos consecutivos.
Os resultados do Bernoulli são reais, sem qualquer artifício de formação de turmas de alto desempenho para garantir bom posicionamento no ranking, pois considera todos os alunos da 3ª série que prestaram o Exame. Em 2019, foram 280 alunos participantes no Enem, com média de nota de 702,01 pontos nas provas objetivas, de 906,64 pontos na redação e de 742,94 na média geral (objetivas e redação).
O levantamento foi feito pela Folha de S. Paulo, que apurou os microdados do Enem 2019 divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
“Mais importante do que ser o 1º lugar do Brasil, esse resultado é a confirmação de que estamos cumprindo nossa missão em preparar os jovens para que possam conquistar os próprios sonhos”, afirma Rommel Domingos, copresidente e diretor de ensino do Bernoulli Educação.
Diferentemente de muitos exames avaliativos, o Enem não é uma prova que avalia simplesmente se o aluno sabe ou não um conteúdo. Mais do que um conteúdo isolado de Matemática ou História, por exemplo, a prova do Enem avalia a coerência e o quanto o aluno se desenvolveu em relação aos conceitos apresentados.
“Possibilitamos uma formação ampla, com visão crítica, articulação e desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, como autonomia, resiliência, capacidade de resolução de problemas e trabalho em equipe, sempre ancorada pelos valores que nortearão a construção de um mundo melhor por esses mesmos jovens”, afirma Rodrigo Domingos, copresidente do Bernoulli Educação.
Consistência e coerência — Ser seis vezes 1º lugar do Brasil no Enem (unidade Belo Horizonte) e três vezes 1º lugar da Bahia (unidade Salvador) mostra a coerência e a excelência em educação do Colégio Bernoulli. O desempenho consistente ao longo dos anos é fruto da dedicação dos alunos e de todos que fazem o Bernoulli.
Em Salvador, por exemplo, onde a atuação iniciou em 2015, foram formadas três turmas de 3ª série, e as três conquistaram o 1º lugar da Bahia, colocando o Colégio Bernoulli de Salvador na lista das melhores escolas do Brasil.
“Nesse momento, é inegável o valor que o Exame tem na vida dos nossos alunos, por ser o primeiro passo na realização do sonho de cursar a universidade que escolheram”, afirma Paulo Ribeiro, copresidente e diretor pedagógico do Bernoulli Educação.
Resultados consistentes também no Bernoulli Sistema de Ensino — O Bernoulli Sistema de Ensino atua em todo o país, com mais de 560 escolas parceiras que utilizam suas soluções de educação, de formação continuada e de tecnologia. Com o resultado divulgado pelo Inep, 10 escolas parceiras do Bernoulli estão entre as 50 melhores escolas do Enem 2019.
Outro importante dado divulgado pelo Inep é o resultado da média das notas dos 30 melhores alunos por escola. Também nesse quesito, o Bernoulli logrou resultados impressionantes: o Colégio Bernoulli de BH conquistou o 1º lugar, e duas escolas parceiras ocupam o 2º (Instituto Dom Barreto, de Teresina-PI) e o 3º lugar (Colégio WR, de Goiânia-GO).
O Exame Nacional do Ensino Médio
O Enem é uma prova que não avalia apenas se o aluno domina ou não determinado conteúdo ou se ele sabe aquela fórmula matemática. Mais do que isso, o Exame busca levar o estudante ao raciocínio crítico, lógico e argumentativo, que possibilite a inserção do conhecimento em diversas áreas.
O Enem foi criado em 1998 para avaliar o desempenho escolar no final da educação básica. Ao longo dos anos, passou por mudanças e, atualmente, colabora para o acesso à educação superior, por meio do Sisu, Prouni e convênios estudantis, como o Fies.