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Bernoulli - Colégio

 

O ensino a distância (EaD) se tornou um assunto importante nos últimos anos. Com a evolução da tecnologia, surgiram formas flexíveis de aprendizado, o que contribuiu para que o EaD conquistasse o seu espaço.

Em resumo, o EaD é uma modalidade de ensino remoto que utiliza plataformas on-line para ofertar aulas, conteúdos, atividades e fóruns de discussão. Uma das principais diferenças para o modelo presencial é a flexibilidade de horário, permitindo ao estudante construir a própria rotina de estudos. Por outro lado, isso exige um alto grau de disciplina.

Neste artigo, vamos apresentar as principais características do EaD e auxiliar na tomada de decisão sobre qual a melhor modalidade de ensino para você.

 

O que você precisa saber sobre o EaD

 

O EaD oferece flexibilidade para o estudante aprender no próprio ritmo e local. Estudar em casa pode parecer conveniente, mas exige novas habilidades. Por exemplo, o autogerenciamento e a organização.

Outro ponto importante é que, embora seja diferente do ensino presencial em termos de interação e ambiente, o EaD não é uma modalidade inferior. Quando bem estruturado, o EaD pode ser tão eficaz quanto as aulas presenciais.

O sucesso do aprendizado no EaD depende mais do perfil do aluno e da qualidade da plataforma utilizada. Além de manter a produtividade, quanto mais recursos interativos e intuitivos, maior a diferença positiva no processo de aprendizagem.

Já para os professores, o desafio é adaptar estratégias pedagógicas para um formato digital que promova engajamento contínuo. Isso envolve explorar mais a interação, oferecer feedback em tempo real e criar um ambiente virtual dinâmico, que mantenha os alunos motivados e participativos mesmo a distância.

 

EaD ou presencial: qual devo escolher?

 

Tanto o EaD quanto o presencial apresentam vantagens e desvantagens. A escolha entre uma modalidade e outra depende muito do perfil do estudante. A seguir, vamos comparar alguns aspectos que podem ajudar nessa decisão.

1. Flexibilidade

No EaD, a flexibilidade é uma das maiores vantagens. O aluno pode escolher quando e onde estudar, organizando seu tempo de acordo com sua rotina. Isso é ideal para quem trabalha ou tem outras atividades paralelas.

No ensino presencial, por outro lado, o aluno precisa seguir um horário fixo e frequentar as aulas na instituição, o que pode ser mais limitador. No entanto, essa rotina também traz benefícios, como criar uma disciplina de estudo mais rígida e estruturada, o que é importante para alunos que têm dificuldade em se organizar por conta própria.

2. Interação e dinâmica

O ensino presencial oferece uma interação imediata e direta com professores e colegas, permitindo que dúvidas sejam tiradas na hora e proporcionando debates e discussões mais fluidas. Além disso, o convívio social pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades interpessoais, como comunicação e trabalho em equipe.

No EaD, a interação é geralmente mais limitada, ocorrendo via fóruns ou chats. Embora muitos cursos ofereçam sessões ao vivo, a troca de experiências pode não ser tão rica quanto no presencial. Para alunos que valorizam essa interação constante, o ensino presencial pode ser uma escolha mais adequada.

3. Autonomia e organização

O EaD exige que o aluno tenha um alto nível de autonomia e organização. A liberdade para escolher horários é um ponto forte, mas pode ser um obstáculo para quem tem dificuldades em manter uma rotina de estudos disciplinada.

No ensino presencial, o aluno conta com uma supervisão mais direta dos professores e uma estrutura rígida de horários, o que facilita o foco e o comprometimento com as tarefas. Isso pode ser ideal para quem precisa de mais acompanhamento e sente que se beneficia de um ambiente mais estruturado para estudar.

4. Recursos e estrutura

O ensino presencial proporciona um acesso imediato a laboratórios, bibliotecas e outros recursos que podem ser indispensáveis em determinados cursos, como os da área da saúde, em que a prática é fundamental. Além disso, o ambiente de sala de aula oferece menos distrações do que o estudo em casa.

No EaD, por outro lado, os recursos são totalmente virtuais. Isso é ótimo para cursos que focam conteúdos teóricos, mas pode não ser o ideal para áreas que exigem prática presencial. No entanto, o acesso aos materiais a qualquer momento, como videoaulas gravadas e apostilas digitais, facilita a revisão de conteúdos.

5. Custo e acessibilidade

No EaD, os custos tendem a ser mais baixos, já que não há necessidade de deslocamento ou de usufruir da infraestrutura escolar. Isso é uma vantagem importante para quem busca opções de aprendizagem para além da própria região.

O ensino presencial, por sua vez, exige o deslocamento diário. E, muitas vezes, tem mensalidades mais altas devido à necessidade de manter a infraestrutura física da instituição. Contudo, muitos alunos valorizam o investimento pela proximidade direta com os professores e a estrutura que as escolas oferecem.

A decisão entre EaD e ensino presencial depende das necessidades e do estilo de vida de cada estudante. Ambos os formatos têm suas vantagens e desafios, e o importante é escolher aquele que melhor se encaixa na sua rotina e objetivos.

Se você está em busca de preparação para o vestibular, cursos intensivos para o Enem, revisões especiais e muito mais, conte com o Pré-vestibular Bernoulli. Disponível nas modalidades presencial e on-line.

 

 

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Você já ouviu falar na sala de aula invertida? Essa metodologia está ganhando destaque por transformar o estudante em protagonista da própria aprendizagem, tornando-o mais ativo e engajado.

Esse método de ensino reflete as transformações rápidas que vivemos, demandando que a educação acompanhe essa evolução. As metodologias ativas surgem como grandes aliadas para atender às demandas do novo perfil de estudante.

Continue a leitura e descubra como a sala de aula invertida pode transformar a dinâmica de ensino na sua escola e os benefícios que ela pode trazer.

 

Sala de aula invertida: o estudante como protagonista

Você deve estar se perguntando como a sala de aula invertida funciona na prática. Nesse modelo, o estudante recebe o conteúdo de forma antecipada, por meio de textos, vídeos e recursos digitais. Ao estudar no próprio ritmo, ele chega à aula mais preparado e com uma base sólida para aproveitar ao máximo o tempo presencial. Ele assume o seu lugar de protagonista do aprendizado.

Assim, as aulas se tornam muito mais produtivas, focadas em atividades práticas, discussões e resolução de dúvidas. O papel do professor se torna, então, o de mediar e facilitar o aprendizado, enquanto os estudantes colaboram entre si, participando de forma ativa e aplicando o conhecimento de maneira mais eficiente.

 

Quais são os benefícios da sala de aula invertida?

A sala de aula invertida oferece uma série de benefícios tanto para estudantes quanto para professores e gestores. Conheça agora os principais benefícios:

  1. Aumento do engajamento e da autonomia. Os estudantes são responsáveis por se prepararem, desenvolvendo habilidades de organização e disciplina;
  2. Participação ativa. Um grande destaque da sala de aula invertida é o foco das aulas em atividades práticas e interação; o que promove o desenvolvimento de habilidades como a capacidade de resolução de problemas e o trabalho em equipe;
  3. Personalização do aprendizado. Cada estudante pode acessar os materiais no próprio ritmo, revisando o conteúdo que tem mais dificuldade quantas vezes forem necessárias e permitindo um aprofundamento antes das aulas;
  4. Benefícios para professores e gestores. A sala de aula invertida permite mais eficiência do tempo em sala de aula, o que garante maior espaço para atividades práticas e discussões colaborativas. O professor atua então como facilitador, orientando o aprendizado de forma mais personalizada.

 

Como implementar a sala de aula invertida?

Se você deseja implementar a metodologia da sala de aula invertida na sua escola, você deve seguir alguns importantes passos. Mas, antes de tudo, entenda que isso pode ser gradual e deve estar alinhado com os objetivos pedagógicos da escola.

Para implementar a sala de aula invertida em sua escola, comece capacitando os professores para criar ou selecionar recursos adequados, como vídeos e atividades digitais. Eles devem entender como produzir ou selecionar os recursos adequados para os estudantes poderem acessar antes das aulas, como vídeos, apostilas e atividades digitais.

Já para gestores, é importante entender se a infraestrutura da escola oferece suporte para esse novo método. Isso inclui o uso de plataformas digitais que facilitem o acesso ao conteúdo e a interação entre estudantes e professores.

E lembre-se: é importante manter um diálogo constante com os estudantes e famílias. Isso é essencial para garantir que eles estejam familiarizados e confortáveis com a nova dinâmica de ensino.

 

A sala de aula invertida e o Bernoulli Sistema de Ensino

Estudante acessando o aplicativo Meu Bernoulli.

 

No Bernoulli Sistema de Ensino, nossas soluções pedagógicas contam com metodologias ativas para contribuir com o ensino-aprendizagem das nossas escolas parceiras.

O Bernoulli Sistema de Ensino oferece soluções pedagógicas desenvolvidas para apoiar metodologias ativas como a sala de aula invertida, com recursos extras que ampliam as oportunidades de aprendizagem.

É o caso do Meu Bernoulli, um ambiente virtual para a ampliação da aprendizagem e da autonomia do aluno. Além disso, possibilita a colaboração entre os estudantes e o acompanhamento do progresso individual. Clique aqui aqui e conheça mais.

Se você chegou até aqui e quer saber mais sobre como o Bernoulli Sistema de Ensino pode ajudar sua escola com soluções integradas e que colaboram para uma aprendizagem ativa,  clique aqui e conheça nossas tecnologias educacionais.

 

 

Você já ouviu falar em metodologias ativas? Essas estratégias inovadoras estão revolucionando a maneira como os estudantes aprendem, colocando-os no centro do processo educacional. Com elas, o aprendizado se torna mais dinâmico e envolvente, transformando a realidade de muitas escolas.

Neste artigo, você vai entender o que são as metodologias ativas e como aplicá-las de forma eficaz. Conheça também os benefícios que elas oferecem tanto aos estudantes quanto à equipe pedagógica.

 

 

O que são metodologias ativas?

As metodologias ativas são estratégias que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem. Sua principal diferença para o ensino tradicional, em que o professor é a principal fonte de conhecimento, é que essas metodologias incentivam a participação ativa dos estudantes na construção do aprendizado.

O principal objetivo é estimular a autonomia, incentivando os estudantes a explorar, questionar e resolver problemas por conta própria. Isso torna o ensino mais dinâmico, participativo e personalizado, desenvolvendo habilidades práticas e promovendo um maior engajamento.

Quais são os principais exemplos de metodologias ativas?

Existem diversas abordagens de metodologias ativas que podem ser aplicadas nas escolas. Entre elas estão a sala de aula invertida, a gamificação e a aprendizagem baseada em problemas (PBL).

Na sala de aula invertida, os estudantes acessam o conteúdo antes das aulas, por meio de vídeos e materiais digitais, enquanto o tempo em sala é dedicado à aplicação prática e à resolução de dúvidas. É essencial que os professores estejam preparados no momento da aula para facilitar as discussões e promover atividades que aprofundem o aprendizado.

Já a gamificação transforma o aprendizado em uma experiência lúdica. Ela utiliza elementos de jogos, como desafios e recompensas, para engajar os estudantes. O aprendizado é mais envolvente e motivador. Além disso, é uma das principais estratégias para estimular o pensamento crítico e a colaboração entre pares.

Por fim, a aprendizagem baseada em problemas (PBL) coloca os estudantes para resolverem questões práticas em grupo, promovendo, então, a aplicação do conhecimento de forma colaborativa. Quanto mais alinhado com o conteúdo curricular, melhor a interação e a colaboração entre os estudantes.

Quais são as metodologias ativas usadas no Bernoulli Sistema de Ensino?

No Bernoulli Sistema de Ensino, acreditamos no poder transformador das metodologias ativas. Por isso, integramos essas estratégias ao nosso material didático e ao dia a dia das escolas parceiras.

Um dos exemplos é a gamificação oferecida pelo Meu Bernoulli XP, plataforma exclusiva para o Ensino Fundamental Anos Iniciais. Totalmente alinhada à Coleção Bernoulli, ela permite acesso a diversos recursos, como e-books, deveres de casa, atividades com estímulos individuais e coletivos, entre outros.

Conheça as tecnologias educacionais Bernoulli disponíveis para nossos parceiros.

Como começar a aplicar metodologias ativas na sua escola?

Se você é gestor de uma escola e deseja implementar metodologias ativas, é fundamental seguir alguns passos-chave para garantir uma aplicação eficaz.

  1. Invista na capacitação dos professores

É essencial que os professores estejam preparados para adotar uma postura mais dinâmica. É preciso deixar de ser apenas transmissor de conhecimento para se tornar facilitador do aprendizado. Esse processo de mudança exige formação contínua e suporte para que possam se adaptar às novas práticas pedagógicas.

  1. Ofereça infraestrutura adequada

Isso significa investir em ferramentas e tecnologias que facilitem a implementação das metodologias ativas. Plataformas digitais, ambientes colaborativos e materiais didáticos modernos são soluções essenciais para que os estudantes possam interagir de forma ativa com o conteúdo e entre si.

  1. Integre as metodologias ativas com a proposta pedagógica da escola

Lembre-se de que as metodologias ativas não substituem o currículo da sua escola. Elas são um complemento, tornando-o mais dinâmico e acessível. Por isso, alinhe os objetivos educacionais da instituição, criando um ambiente de aprendizado que incentive a participação ativa dos estudantes.

  1. Acompanhe feedbacks e resultados

Avalie constantemente os resultados das metodologias ativas, ouvindo os estudantes, os professores e as famílias. Esse ponto é fundamental para entender como as novas práticas estão impactando o aprendizado, além de ser essencial para fazer os ajustes necessários e otimizar os resultados.

Esperamos que você tenha chegado aqui compreendendo a importância das metodologias ativas. Elas são uma resposta às demandas do século 21, em que o conhecimento é dinâmico, colaborativo e acessível.

Nós, do Bernoulli Sistema de Ensino, acreditamos que, ao adotar as metodologias ativas, estamos preparando os estudantes para os desafios e as oportunidades do futuro.

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem contribuir para a experiência de metodologias ativas na sua escola? Conheça nossa proposta pedagógica!

 

Um sistema de ensino completo e integrado pode oferecer muito mais do que materiais didáticos para sua escola. Conhecer o projeto didático é a ponta do iceberg. Existe um longo caminho para decidir qual sistema de ensino faz sentido para a sua instituição.

E essa tomada de decisão deve englobar muitos outros pontos. Afinal, trata-se de escolher um grande aliado da sua escola.

Neste artigo, vamos explicar melhor sobre o papel de um bom sistema de ensino e listar cinco benefícios ao escolher um que seja completo e integrado.

 

Sistema de ensino é muito mais do que material didático

Sem dúvida, o material didático é parte fundamental da entrega de um sistema de ensino. Afinal, apresentam os conteúdos a serem lecionados e auxiliam na construção do conhecimento. Mas o papel de um sistema de ensino não pode parar por aí!

Um sistema de ensino de qualidade se destaca por oferecer também outros importantes pilares. Por exemplo, é essencial que os conteúdos dos materiais sejam alinhados com a proposta pedagógica da sua escola e até mesmo que façam sentido para o seu estudante, pois quanto mais próximos da realidade dele mais fácil será o aprendizado.

E não indo muito longe, também podemos pensar na importância dos recursos didáticos na aprendizagem. Você provavelmente já se perguntou como as novas tecnologias podem colaborar na rotina de aprendizagem — e existem infinitas possibilidades!

Sabemos que hoje o estudante é conectado e dinâmico. Precisamos acolher essa nova necessidade. É preciso ampliar a visão que vai além dos materiais didáticos. Para bons resultados, um sistema de ensino precisa enxergar novos espaços e incluir intencionalidade pedagógica.

 

Um bom sistema de ensino é completo e integrado

Todos os pontos que trouxemos nas linhas anteriores colaboram para um sistema de ensino completo. Mas o grande diferencial é integrar todas essas soluções. Quando reunidas — e funcionando bem —, elas otimizam o processo de ensino-aprendizagem.

Desde o material didático até os recursos digitais: tudo precisa fazer sentido junto.

Na prática, essa integração pode acontecer, por exemplo, na utilização de plataformas digitais para acessar materiais didáticos. Ou até mesmo uma integração de ferramentas de avaliação para gerar relatórios e acompanhar o progresso individual de cada estudante.

Quando o sistema de ensino é completo e integrado, os ganhos são para todos.

 

5 benefícios do Bernoulli Sistema de Ensino

No Bernoulli Sistema de Ensino, estamos sempre inovando, criando e desenvolvendo soluções pedagógicas que funcionam de maneira integrada. Tudo isso não só para nossos parceiros, mas também para nossos estudantes, que estão sempre no centro de tudo.

 

Confira, agora, cinco benefícios para a sua escola quando você escolhe a nossa parceria.

1. Otimização da gestão escolar

Ter acesso a recursos que facilitam a gestão escolar faz toda a diferença. Por isso, oferecemos uma plataforma digital, o Meu Bernoulli, com soluções para gestores, professores, estudantes e suas famílias.

Com ela, é possível acessar materiais didáticos, planejar aulas e avaliar o desempenho dos alunos, além de poder se comunicar com pais e alunos, participar de cursos e ter acesso a um banco de recursos didáticos.

2. Aprendizagem personalizada

Reconhecemos a individualidade de cada estudante. Por isso, oferecemos soluções personalizadas para cada ritmo de aprendizagem, com adaptações de conteúdo e atividades conforme as necessidades.

Nossas soluções digitais são integradas com os materiais didáticos, assim, os estudantes têm acesso a materiais de apoio e atividades interativas. Eles também podem participar de projetos de forma independente, estimulando a autonomia e a aprendizagem ativa.

Também faz parte do ensino personalizado o acesso exclusivo dos professores dentro do Meu Bernoulli, conseguindo acompanhar o progresso individual de cada estudante. Isso ajuda a identificar as dificuldades e os pontos fortes de cada um, permitindo um suporte individualizado e ajustar as estratégias de ensino.

3. Estudante no centro do ensino-aprendizagem

No Bernoulli, acreditamos que estimular habilidades essenciais faz toda a diferença para o sucesso do estudante. Por isso, desenvolvemos soluções em que ele é protagonista, estando no centro de tudo.

Estimulamos a autonomia, o raciocínio crítico, a criatividade e a colaboração. Também uma participação ativa e a capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipe e de pensar de forma crítica e criativa.

Tudo isso é resultado do nosso questionamento: o que faz sentido para o estudante de hoje? Qual a melhor forma para ele aprender? Sabemos que quando ele faz algo que gosta, o olho brilha e, então, aprender se torna natural.

4. Experiência de quem sabe o que é ser escola

São mais de 20 anos de experiência e reconhecimento do Bernoulli no mercado educacional. Além do sistema de ensino, temos escolas próprias em Belo Horizonte e Salvador. Desse modo, entendemos, na prática, a importância de um sistema de ensino completo e integrado.

Estamos imersos no dia a dia da rotina escolar. Por isso, oferecemos um material didático de alta qualidade, conteúdos atualizados e recursos didáticos inovadores. Tudo isso enriquece o processo de ensino-aprendizagem e a experiência de todos os envolvidos.

5. Formações continuadas

Acreditamos que, para um ensino ser completo e integrado, é preciso garantir recursos que capacitem e apoiem o corpo docente. Portanto, no Bernoulli, oferecemos formações e atualizações continuadas, cursos on-line, encontros presenciais, materiais de apoio e workshops.

Tudo é pensado para garantir interação, troca de experiências e novos aprendizados. O que contribui para o fortalecimento da nossa cultura: aprender deve fazer parte de toda a nossa vida.

Tudo é pensado para garantir interação, troca de experiências e novos aprendizados. O que contribui para o fortalecimento da nossa cultura: aprender deve fazer parte de toda a nossa vida.


Confira um depoimento de uma grande parceira sobre a experiência de ser Bernoulli.
https://www.youtube.com/watch?v=UuJbUIz6iw8

Com tudo isso, já deu para perceber que escolher um sistema de ensino completo e integrado é investir no futuro da sua escola! Não é?

As soluções do Bernoulli Sistema de Ensino podem transformar a realidade da sua escola. Juntos, vamos impulsionar a aprendizagem e preparar os estudantes para os desafios do futuro.

Quer saber mais sobre como o Bernoulli pode ajudar a sua instituição a alcançar a excelência educacional? Entre em contato conosco e conheça as soluções ideais para a sua escola!

 

A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é uma metodologia inovadora que tem ganhado destaque nas escolas por seu foco no ensino centrado no aluno. Diferente do ensino tradicional, que se baseia na transmissão de conteúdo, a metodologia ABP propõe que os estudantes aprendam por meio da execução de projetos educacionais, desenvolvendo habilidades como o pensamento crítico e a colaboração.

 

Benefícios da metodologia ABP para os alunos

A aprendizagem baseada em projetos oferece inúmeros benefícios, que vão além do simples aprendizado de conteúdo. Veja alguns dos principais:

Como aplicar a Aprendizagem Baseada em Projetos em sala de aula

Implementar a metodologia ABP pode parecer desafiador, mas, com algumas estratégias simples, é possível começar a aplicá-la em sala de aula:

  1. Escolha de um tema relevante: o projeto deve partir de um problema ou tema que seja relevante e significativo para os alunos.
  2. Definição de objetivos claros: estabeleça o que os alunos devem aprender e quais habilidades devem desenvolver ao longo do projeto.
  3. Planejamento e organização: divida o projeto em etapas, definindo prazos e responsabilidades para cada fase.
  4. Supervisão e apoio: acompanhe o progresso dos alunos, oferecendo orientação e feedback ao longo do processo.
  5. Apresentação e reflexão: ao final do projeto, incentive os alunos a apresentar seus resultados e refletir sobre o que aprenderam.

A importância da educação inovadora

A educação inovadora é essencial para preparar os alunos para um mundo em constante mudança. Metodologias como a ABP ajudam a formar cidadãos críticos, criativos e preparados para enfrentar desafios complexos. 

Ao adotar práticas inovadoras, as escolas não apenas melhoram o desempenho acadêmico dos alunos, mas também promovem o desenvolvimento de competências que são altamente valorizadas no mercado de trabalho.

O que são metodologias ativas?

As metodologias ativas são abordagens de ensino que colocam o aluno no centro do processo de aprendizado. Ao contrário do modelo tradicional, onde o professor é o principal transmissor de conhecimento, nas metodologias ativas o aluno é incentivado a participar ativamente do seu próprio aprendizado. Além da aprendizagem baseada em projetos, outras metodologias ativas incluem:

A educação do futuro

A aprendizagem baseada em projetos é uma das principais metodologias ativas que promovem uma educação inovadora e centrada no aluno. Ao aplicar a metodologia ABP em sala de aula, os professores podem transformar o processo de ensino-aprendizado, tornando-o mais dinâmico, relevante e eficaz. 

 

Invista nessa abordagem e veja seus alunos crescerem não apenas academicamente, mas também como indivíduos preparados para os desafios do futuro!

 

O Bernoulli Reload é um dos principais eventos do calendário do Bernoulli Sistema de Ensino, pensado para gestores se reconectarem com inovação e tendências na educação.

Entre as principais características do Bernoulli Reload, podemos destacar o seu poder em conectar e aproximar gestores de escolas de todo o país. Uma oportunidade única de levar, para um mesmo espaço, escolas com diferentes realidades e singularidades, mas que, muitas vezes, passam pelas mesmas dores.

Em agosto, realizamos mais uma edição no Parque Mirante, no complexo Allianz Parque, em São Paulo. Centenas de gestores e líderes das nossas escolas parceiras estiveram presentes.

 

O que torna o Bernoulli Reload único?

Todos os anos, ao planejar o Bernoulli Reload, existem importantes reflexões e cuidados. O evento é um marco na educação do país. Por isso, há uma preocupação em trazer convidados que contribuam para a nossa visão sobre educação.

Nomes como Clovis de Barros Filho, Leandro Karnal, Monja Coen e Mario Sergio Cortella já passaram pelo palco do Reload. E em cada edição, um evento consistente e pronto para estimular novos pensamentos.

Outro ponto inegociável para o sucesso do evento é a oportunidade de interação, com muitas trocas, networking e uma programação que conta com rodas de conversa.

Nas palavras de Marcos Raggazzi, diretor-executivo das unidades escolares do Bernoulli, o intuito do evento é claro. “Essa é uma oportunidade única de conectar pessoas, trocar ideias. Fazemos uma troca de experiências incrível. E a partir desse momento, cada um de nós sai daqui com duas ideias. Saímos muito melhores do que entramos! Isso é muito significativo.” 

 

 Luciano Meira, Martha Gabriel e Fabíola Falh no palco do Bernoulli Reload 2024 em uma conversa sobre o  uso da inteligência artificial.

 

Como foi a edição 2024 

O evento, realizado em agosto de 2024, contou com mais de 10 horas de imersão e mais de 15 convidados em nosso palco. Uma programação intensa, que convidou a sair da zona de conforto.

Nomes como Luiz Felipe Pondé, Luciano Meira, Martha Gabriel, Renato Janine Ribeiro, Dafna Blaschkauer e Rubens Barrichello subiram ao palco. Um time de peso, que trouxe para o centro do evento reflexões sobre modernidade, tecnologia e a importância das atitudes no dia a dia.

O principal convite que guiou toda a programação era claro: ter o aluno no centro de toda tomada de decisão. E a participação dos gestores faz parte desse processo. Afinal, ao participar, ele se prepara e capacita para isso. Mesmo diante de uma educação e de um mundo que se transformam todos os dias.

Tiago Bossi, diretor-executivo do Bernoulli Sistema de Ensino, compartilha conosco a sua visão sobre o evento e a importância da participação dos gestores.

“É fundamental, na minha visão, a participação dos gestores em eventos como esse, porque a educação tem se transformado a cada dia, a cada momento. A busca de melhoria, de evolução, de aprimoramento tem que ser uma constante de todos os gestores, em todos os segmentos. E em especial na educação. Dado que na educação o que a gente faz é promover melhores pessoas para o mundo”, explica.

 

Quer saber mais sobre essa experiência? Confira um vídeo especial sobre o Reload 2024!

https://drive.google.com/file/d/1iGXYQfzK5zbEaFImA61Y7C7v66dAWybz/view?usp=sharing

 

O que levar do Bernoulli Reload?  

Ao término da edição, as emoções, os pensamentos e as reflexões dominam os participantes. E a grande pergunta é: o que se leva de um evento como esse?

Para Tiago Bossi, o desejo do time Bernoulli é que cada gestor leve uma semente de mudança. “Esperamos que cada dirigente que aqui está, ao voltar para casa e para a sua instituição educacional, possa pensar de uma maneira um pouco diferente. Que ele possa ter um olhar novo, como se estivesse nesse espaço pela primeira vez. Que se questione: o que eu faria? O que estou postergando? E o que o Reload me provocou a mudar para o amanhã? Todas essas respostas são essenciais para um crescimento e uma transformação da educação.”

O Bernoulli Reload é mais do que um evento, é um movimento de aprendizado. Uma oportunidade de conectar, inspirar e transformar a educação.

 

Se você quer fazer parte dessa jornada e contribuir para a construção de um futuro melhor para o seu estudante, conheça mais sobre as soluções do Bernoulli Sistema de Ensino e tenha acesso a eventos e formações exclusivas.

 

Vamos juntos fazer a diferença!

 

Quantas novas tecnologias fazem parte do nosso dia a dia? Quanta coisa mudou nos últimos anos e ainda vai mudar. Na educação, essas novas tecnologias desempenham um papel fundamental.

Mais do que ferramentas, elas são aliadas para tornar o aprendizado mais dinâmico e engajador para o estudante. Neste artigo, você vai entender como as novas tecnologias educacionais impactam o ensino e contribuem para uma nova forma de aprender.

 

A importância da tecnologia na educação

Sabemos que hoje é fundamental que as escolas preparem os seus estudantes para as demandas do mundo moderno. Para isso, a tecnologia na educação se tornou uma pauta dentro das escolas.

Existem pontos a serem considerados sobre a integração da tecnologia no ambiente escolar, sendo o principal desafio da gestão encontrar ferramentas úteis para o ambiente educacional. Afinal, sabemos que é possível criar ambientes de ensino dinâmicos e interativos.

Hoje, existem possibilidades de explorar diferentes métodos de ensino, como aulas on-line, jogos educativos, realidade virtual e plataformas de aprendizagem adaptativa. Também há a possibilidade de personalização de conteúdo e avaliações individuais de cada estudante.

Plataformas de ensino adaptativas utilizam inteligência artificial para analisar o desempenho de cada aluno e oferecer um aprendizado personalizado. Isso aumenta a autonomia do estudante, estimula o aprendizado individualizado e permite que ele explore seus interesses de forma mais profunda.

Tudo isso está conectado com uma nova forma de aprender, para um novo estudante. O estudante do século 21.

 

Novas tecnologias e os seus impactos na aprendizagem

A implementação de tecnologias educacionais em sala de aula exige planejamento e criatividade. É fundamental que o seu uso seja integrado ao currículo de forma significativa.

Preparamos alguns exemplos práticos de como o uso da tecnologia na educação em sala de aula pode contribuir para a aprendizagem:

É importante lembrar que a tecnologia na educação é apenas uma ferramenta. O papel fundamental do professor continua sendo o de mediar o aprendizado. Ele é o responsável por estimular a curiosidade e desenvolver no estudante as habilidades essenciais para o futuro.

As novas tecnologias educacionais estão abrindo portas para um aprendizado mais personalizado e engajador. No Bernoulli Sistema de Ensino, temos o compromisso de desenvolver soluções educacionais que tornem a experiência de ensinar e aprender muito mais rica para professores e estudantes.

 

 

Conheça a Ulli powered by GPT-3. A assistente virtual do Bernoulli, sempre pronta para ajudar e tornar a experiência de ensino-aprendizagem mais fácil e eficiente!

Conheça as nossas soluções e vamos juntos construir um futuro educacional mais dinâmico, inovador e transformador.

Criança em cadeira de rodas sentada à mesa da escola.

 

A acessibilidade na educação é um tema essencial e está ganhando cada vez mais destaque. Ela tem um impacto direto na vida de milhões de estudantes com necessidades especiais, abrindo portas para uma educação mais inclusiva e de qualidade. Criar escolas acessíveis não só beneficia alunos com deficiência, mas também torna o ambiente escolar mais rico para todos, promovendo a diversidade e o respeito mútuo.

O que é educação inclusiva?

A educação inclusiva tem como objetivo garantir que todos os estudantes, incluindo aqueles com necessidades educacionais especiais, possam aprender e se desenvolver em um ambiente escolar. Isso envolve a adaptação de espaços e métodos de ensino para incluir pessoas com deficiência ou altas habilidades, criando um ambiente acessível para todos.

A educação inclusiva cobre diversos aspectos, como:

Essas adaptações são essenciais para garantir que todos os alunos tenham uma experiência de aprendizado e socialização satisfatória nas escolas.

Desafios da implementação da acessibilidade

Implementar a acessibilidade nas escolas não é uma tarefa fácil e traz diversos desafios. Um dos principais obstáculos é a falta de recursos, pois muitas escolas não têm materiais didáticos adaptados, equipamentos especializados ou espaços acessíveis. Além disso, as barreiras físicas, como a falta de rampas, elevadores e banheiros adaptados, dificultam a locomoção e a participação plena dos alunos.

As chamadas barreiras atitudinais, como estereótipos, preconceitos e discriminação, também são grandes desafios. A resistência à mudança por parte de gestores e professores pode impactar negativamente o desempenho dos alunos, tornando necessário o investimento em novas metodologias e recursos.

A colaboração entre a escola e a família é fundamental para o sucesso da educação inclusiva. No entanto, a falta de comunicação e do envolvimento dos familiares podem ser um entrave para o progresso dos alunos. Para superar esses desafios, é essencial promover a conscientização e implementar melhorias que garantam um ambiente educacional acessível a todos.

Criando um ambiente escolar inclusivo

A educação inclusiva é um direito garantido por lei e uma responsabilidade de todas as escolas brasileiras. Para promover uma inclusão efetiva, é necessário implementar estratégias que atendam às necessidades de todos os alunos. 

Tecnologias assistivas na educação

As tecnologias assistivas são fundamentais na educação inclusiva, oferecendo suporte para alunos com necessidades especiais. Ferramentas como o Portal ARASAAC e o software Mind Express 5, por exemplo, ajudam os professores a criar materiais educacionais acessíveis, adaptados às necessidades de cada aluno.

Mas as tecnologias assistivas não se limitam apenas ao uso de softwares, elas também incluem dispositivos físicos, como teclados adaptados, leitores de tela e ampliadores de texto. Essas ferramentas desempenham um papel vital ao proporcionar uma experiência de aprendizagem personalizada e eficaz, permitindo que os alunos com deficiências participem plenamente das atividades escolares. 

Ao integrar essas tecnologias no cotidiano escolar, os educadores conseguem deixar a escola mais acessível, onde todos os alunos têm a oportunidade de alcançar seu pleno potencial.

Caminhos para uma educação transformadora

Rampas internas do projeto 3D da nova unidade do Colégio Bernoulli Vale do Sereno.
A nova unidade do Colégio Bernoulli Vale do Sereno conta com rampas, corredores amplos e outras adaptações para garantir acessibilidade a PcDs.

 

A acessibilidade na educação tem um impacto profundo na transformação das escolas, criando ambientes mais inclusivos e enriquecedores para todos os alunos. Adaptar espaços físicos, usar tecnologias assistivas e implementar estratégias pedagógicas inclusivas são passos essenciais para garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes

Para avançar nessa direção, é fundamental que as escolas continuem investindo em formação continuada de professores, infraestrutura acessível e recursos pedagógicos adaptados. Além disso, a colaboração entre escola, família e comunidade é vital para superar os desafios e criar um ambiente verdadeiramente inclusivo. 

Nesse contexto, o Colégio Bernoulli se destaca com sua nova unidade totalmente acessível para pessoas com deficiência, mostrando como a educação inclusiva pode ser praticada. Ao adotar essas medidas, as escolas não só cumprem seu papel educacional, mas também ajudam a construir uma sociedade mais justa.


 

O Bernoulli 360°, um giro presencial pelo mundo da educação, desembarcou em Belo Horizonte no dia 3 de agosto proporcionando uma experiência única de imersão a educadores parceiros de toda a região. O evento é um dos principais do calendário do Bernoulli Sistema de Ensino.

Centenas de educadores participaram de um dia intenso de aprendizados, trocas de experiências e networking. Por meio de palestras, workshops e debates, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre os desafios e as oportunidades da educação contemporânea.

A programação contou com palestras inspiradoras e master classes exclusivas. Sob o tema “Educação mediada por tecnologias digitais: desafios e oportunidades”, o professor Ivys Urquiza apresentou perspectivas que enriquecem a prática educacional. Para proporcionar um momento de reflexão, a jornalista e escritora Leila Ferreira ministrou a palestra “Vida: modos de usar”.

 

 

Bernoulli 360°: compromisso e propósito 

Chegar ao final de um evento como o Bernoulli 360° BH nos inspira a continuar em um movimento de transformação da educação. O diretor-executivo do Bernoulli Sistema de Ensino, Tiago Bossi, esteve presente e comentou a importância do evento.

 

“O Bernoulli 360° é um evento de conexão e aprendizados. Neste ano, foram 14 eventos espalhados pelo país e terminamos aqui em Belo Horizonte em um evento magnífico, com lotação esgotada. Educadores de toda a Minas Gerais estão vivenciando conosco esse momento tão especial. Certamente no próximo ano teremos novos Bernoulli 360° presenciais, enriquecendo cada vez mais a vida daqueles que constroem a educação neste país.” – Tiago Bossi, diretor-executivo do Bernoulli Sistema de Ensino 

 

Bossi reafirma o compromisso do Bernoulli Sistema de Ensino de levar para educadores de todo o país uma evolução de aprendizagem segura e permanente. A educação continuada faz toda a diferença!

Agradecemos a todos os participantes pela energia e entusiasmo. Sabemos que a paixão pela educação está viva, em constante evolução. E fica claro que, quando somos apaixonados por aprender, muda tudo.

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Você, professor ou gestor escolar, já se perguntou como manter a chama da motivação acesa em meio aos desafios diários da educação? A resposta pode estar mais próxima do que você imagina: a formação continuada! Vamos explorar como esse recurso poderoso pode transformar sua prática pedagógica e impulsionar o desenvolvimento profissional.

 

O que é formação continuada?

A formação continuada é um processo constante de aprendizagem e aprimoramento profissional. Imagine-a como uma jornada sem fim, onde cada passo te leva a novos horizontes de conhecimento e habilidades. É como ter um mapa do tesouro que se atualiza constantemente, revelando novas rotas para o sucesso na educação.

Para os educadores, essa jornada é essencial. Afinal, o mundo está em constante mudança, e nossas salas de aula precisam acompanhar esse ritmo. A formação continuada oferece os recursos necessários para que você esteja sempre um passo à frente, pronto para enfrentar os desafios do amanhã.

 

Qual é o objetivo da formação continuada para a motivação de professores?

O principal objetivo da formação continuada é simples, mas poderoso: manter o educador motivado e preparado para os desafios da sala de aula. Mas como isso acontece na prática?

  1. Atualização constante: imagine ter acesso às mais recentes pesquisas e metodologias educacionais. Isso não apenas enriquece sua prática pedagógica, mas também renova seu entusiasmo pelo ensino.
  2. Networking: ao participar de programas de formação, você se conecta com outros educadores apaixonados. Essas trocas de experiências são verdadeiros combustíveis para a motivação.
  3. Desenvolvimento de novas habilidades: cada novo conhecimento adquirido é uma ferramenta a mais em seu arsenal pedagógico, aumentando sua confiança e, consequentemente, sua motivação.
  4. Reconhecimento profissional: o investimento em formação continuada frequentemente leva a oportunidades de crescimento na carreira, um fator crucial para manter a motivação em alta.

Exemplos de atividades de formação continuada

Existem diversas formas de promover a formação continuada. Alguns exemplos incluem:

  1. Cursos de especialização e pós-graduação
  2. Workshops temáticos
  3. Grupos de estudo entre professores
  4. Participação em congressos e seminários
  5. Programas de mentoria
  6. Cursos on-line e a distância
Como a formação continuada impacta a prática pedagógica

A formação continuada tem um impacto direto na prática pedagógica dos professores. Ao adquirir novos conhecimentos e habilidades, os educadores podem:

O caminho para uma educação de qualidade

A formação continuada é um investimento essencial para manter a motivação dos professores e garantir uma educação de qualidade. Ao promover o desenvolvimento profissional contínuo, as instituições de ensino não apenas beneficiam seus educadores, mas também impactam positivamente a vida dos estudantes e o futuro da educação como um todo.

Quer saber mais sobre como impulsionar a formação continuada e a motivação dos seus professores? Conheça o Bernoulli 360º, o projeto de formação continuada do Sistema de Ensino Bernoulli. Descubra como podemos transformar a realidade da sua escola juntos!