Relação entre ensino e aprendizagem
A relação entre ensino e aprendizagem é dialógica e interativa, pois o professor e o estudante colaboram para a construção do conhecimento e a reflexão é uma parte importante nesse processo.
O processo de aprendizagem é composto por diversos aspectos cognitivos, como a atenção, a memória, a percepção, o pensamento e a linguagem. Nesse sentido, o ensino é tido como um processo complexo que necessita planejamento e organização, considerando as características cognitivas dos estudantes de forma a viabilizar uma aprendizagem significativa.
A relação entre ensino e aprendizagem é dialógica e interativa, pois o professor e o estudante colaboram para a construção do conhecimento e a reflexão é uma parte importante nesse processo. Os estudantes devem ser incentivados a pensar criticamente sobre o que estão aprendendo e monitorar seu próprio desenvolvimento.
Essa reflexão pode ajudá-los a desenvolver uma maior consciência sobre seus próprios processos cognitivos e ajustar sua abordagem de aprendizagem de acordo com sua prática. Seria o aprender a aprender, um dos quatro pilares da Unesco para a educação pautado em uma mudança de mentalidade que envolve metacognição, motivação, aprendizagem.
A Base Nacional Comum Curricular também apresenta as dez competências gerais que apoiam um percurso de educação personalizado, reflexivo, ativo, desafiador por meio do desenvolvimento de habilidades.
Abrindo nosso diálogo sobre metacognição
Apesar de ser reconhecida a importância da metacognição no processo de aprendizagem, parece não existir ainda uma definição única do termo, isso ocorre em função da dificuldade em estabelecer a distinção entre o que é meta e o que é cognitivo. Além disso, apenas um termo parece insuficiente para a dimensão multifacetada do processo (Brown, 1987). Ainda assim, para apoiar nosso diálogo escolhemos os conceitos relacionados à cognição, metacognição e aprendizagem:
• Cognição: A cognição inclui diferentes processos cognitivos, como a aprendizagem, atenção, memória, linguagem, raciocínio, tomada de decisões, etc., que fazem parte de nosso desenvolvimento intelectual e experiências
• Metacognição: A metacognição diz respeito, entre outras coisas, ao conhecimento do próprio conhecimento, à avaliação, à regulação e à organização dos próprios processos cognitivos.
• Aprendizagem: Processo através do qual o sujeito se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece.
Isso significa ter clareza de como o conhecimento é adquirido, retido e aplicado.
A segunda forma é o controle ou autorregulação, que se refere à capacidade de avaliar a execução de uma tarefa e realizar correções quando necessário. Isso implica em ter o controle da atividade cognitiva e a responsabilidade pelos processos executivos centrais que avaliam e direcionam as operações cognitivas. Vygotsky é um dos investigadores no campo da psicologia cognitiva que nos apresenta a relação direta entre a consciência dos próprios processos cognitivos e a capacidade de controlá-los.
A metacognição está relacionada tanto ao conhecimento sobre os próprios recursos cognitivos e estratégias mais adequadas para a realização da tarefa, quanto ao controle auto-regulatório durante a realização da atividade. Assim, quando o estudante ao longo de uma tarefa específica regula as atividades cognitivas é possível aprender com os erros e desenvolver outras estratégias de aprendizagem, isso envolve duas mudanças no desenvolvimento que provavelmente contribuem para a aquisição da metacognição:
1) O desenvolvimento do senso de si mesmo como responsável por seu próprio aprender e da regulação das próprias atividades cognitivas;
2) O aumento na capacidade de planejamento.
Um exemplo: diante de uma situação problema em matemática o estudante lida com os seguintes aspectos:
• O conhecimento (abordagem de problemas matemáticos);
• A tarefa (o que eu sei sobre este tipo de problema);
• As estratégias (diferentes maneiras de resolvê-los).
Em resumo, no contexto educacional, a metacognição pode ser compreendida através do conhecimento sobre o conhecimento e da capacidade de controle e auto-regulação das atividades cognitivas.
Essas duas perspectivas são fundamentais para aprimorar a aprendizagem e o desempenho dos estudantes.