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Gestão Escolar

Princípios básicos da avaliação

Muito além da prova, a avaliação pode ser definida como um meio para diagnosticar os processos de ensino aprendizagem a fim de medir a qualidade educacional, sempre com o intuito de embasar ações pedagógicas intencionais e capazes de promover a evolução integral do estudante.

Gestão Escolar Avaliações Metodologia

Ao planejarmos uma aula, projeto ou sequência didática, esperamos que, ao final, os estudantes tenham atingido os objetivos de aprendizagem previstos para cada momento de sua formação. Para o Bernoulli Sistema de Ensino, é essencial que o ato de planejar inclua refletir sobre as avaliações. Assim, nesta segunda edição do (IN)formação, vamos abordar os processos de Avaliação. 

 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), lei 9.394/96, que estabelece as principais regulamentações gerais da Educação Básica do Brasil, nos traz um ponto importante sobre o processo de avaliação da aprendizagem para o Ensino Fundamental e Médio no inciso V do artigo 24:

 

a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; (BRASIL, 1996).

 

Além disso, para a Educação Infantil, no artigo 31, inciso I, a legislação prevê uma “avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental” (BRASIL, 1996). 

 

Assim, é possível perceber que a legislação base para a Educação Básica brasileira possui dominância de uma concepção formativa da avaliação ao enfatizar a importância do acompanhamento do desenvolvimento em detrimento de um produto final. Há uma dimensão processual da avaliação capaz de acompanhar de perto o estudante, entendendo o momento de aprendizagem individual e coletivamente, possibilitando intervenções pedagógicas assertivas após o processo avaliativo. 

 

Muito além da prova, a avaliação pode ser definida como um meio para diagnosticar os processos de ensino aprendizagem a fim de medir a qualidade educacional, sempre com o intuito de embasar ações pedagógicas intencionais e capazes de promover a evolução integral do estudante. Trata-se de um processo complexo de coleta, síntese e interpretação dos dados objetivos no dia a dia da sala de aula. 

 

Por fim, é muito importante que os processos de avaliação caminhem com o planejamento pedagógico em suas várias camadas e apoiem o desenvolvimento de ações intencionais capazes de interferir na evolução individual do sujeito, oferecendo a oportunidade para que o docente também avalie seus objetivos e estratégias.

 

Como você estrutura suas avaliações? Quais modelos avaliativos você conhece e quais considera mais adequados para determinada(o) concepção pedagógica, segmento, componente curricular, série, eixo temático, conteúdo, projeto, metodologia? O que faz com que uma avaliação seja efetiva e confiável? Como a comunidade educativa da sua instituição está inserida nos processos avaliativos? Você prevê espaço no seu planejamento para intervenções pedagógicas resultantes dos processos de avaliação?

Por: Bernoulli | Em: 20/02/2023

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