Eu No Mundo: a solução socioemocional do Bernoulli
Conheça os três pilares da coleção que estimula as habilidades de autoconhecimento, a construção de relações positivos e o enfrentamento de situações adversas.
Falar sobre habilidade socioemocional é discutir sobre o presente e o futuro da educação. Esse é um tema necessário para estudantes em todas as fases da vida escolar. Desde a educação infantil até o ensino médio.
Com essa premissa, o Bernoulli Sistema de Ensino desenvolveu a Coleção “Eu no Mundo”. Uma solução que destaca a importância das habilidades socioemocionais e sua relação com o eu, o outro e o mundo ao nosso redor.
Neste artigo, você conhecerá como esses três pilares de relacionamento atuam no desenvolvimento socioemocional na solução do Bernoulli.
A importância de compreender as emoções
Como docentes, sabemos a importância de formar indivíduos que compreendam e valorizem diferentes perspectivas e pontos de vista. Também é necessário que eles interajam com respeito e desempenhem ações responsáveis em direção à sustentabilidade e ao bem comum coletivo.
E como fazemos isso? Considerando um importante tópico nas habilidades socioemocionais: as emoções.
Você sabe como lidar com elas? Ou como se relaciona com outras pessoas? Ou até mesmo se você já percebeu como interage com o mundo ao nosso redor?
Estas reflexões nos ajudam a compreender a importância do desenvolvimento socioemocional para uma vida plena e satisfatória. E é por este caminho que elaboramos as atividades da coleção “Eu No Mundo”. Envolvendo os estudantes em uma jornada de autodescoberta e crescimento.
Os três pilares do desenvolvimento socioemocional
Partindo do entendimento das emoções e como elas influenciam nas relações que construímos, passamos então para uma nova etapa. Como preparar o time de educadores para conduzir nossos estudantes em uma jornada de inteligência emocional?
As soluções pedagógicas são a chave dessa resposta!
“Eu no Mundo” foi desenvolvida com base em três pilares fundamentais para o desenvolvimento socioemocional dos nossos estudantes. Eles vão ao encontro do objetivo de uma formação ética, criativa e construtiva.
- Relação consigo mesmo: os estudantes são convidados a explorar suas próprias emoções, interesses e habilidades. Isso promove um maior autoconhecimento e autoestima. Eles aprendem a reconhecer suas forças e limitações, desenvolvendo uma base sólida para o crescimento pessoal.
- Relação com o outro: as histórias e personagens ensinam aos estudantes importantes habilidades. Por exemplo, a empatia, a escuta ativa e a boa comunicação nas relações interpessoais. Acontece um aprendizado de se colocar no lugar do outro e a conhecer diferentes perspectivas. Além disso, expressar suas próprias ideias e sentimentos de forma assertiva e respeitosa.
- Relação com o mundo: por meio de desafios e situações do cotidiano, os estudantes desenvolvem habilidades de resiliência e adaptação. Eles aprendem a lidar com a pressão, a superar obstáculos e a encontrar soluções criativas para os problemas. Preparando-se para os desafios da vida moderna.
Esses três pontos favorecem um desenvolvimento completo dos estudantes, em que habilidades cognitivas, interpessoais e intrapessoais são pensadas, refletidas e vivenciadas.
Você tem contribuído para a formação de estudantes que farão a diferença neste novo milênio? Não perca a oportunidade de explorar esta jornada de aprendizado envolvente e instigante com a Coleção “Eu no Mundo”.
QUER SABER MAIS SOBRE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA SALA DE AULA? Acesse aqui a uma aula exclusiva sobre engajamento do socioemocional do Bernoulli Sistema de Ensino.