NOTÍCIAS

O projeto é um facilitador, um referencial prático, que serve como auxílio para a escolha consciente da carreira a ser seguida.

4
out

Conhecer para Escolher

Conhecer Para Escolher

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Bernoulli participam, entre os meses de setembro e outubro, do projeto “Conhecer para Escolher”, que faz parte do programa de orientação profissional da nossa escola. Esse projeto tem como objetivo que os estudantes se aproximem dos ambientes de prática profissional, por meio de visitas a diversas empresas de segmentos distintos.

De acordo com Maria de Lourdes Ribeiro Prates, a psicóloga escolar que conduz o programa, a proposta é encurtar o caminho para a tomada de decisão profissional. “Conhecendo o ambiente externo, os alunos se veem inseridos naquele contexto e avaliam a escolha da carreira”, explica. Segundo a especialista, o projeto é um facilitador, um referencial prático, que serve como auxílio para a escolha consciente da carreira a ser seguida.

Os locais de visitas foram definidos por meio de uma pesquisa feita com os alunos pelo Departamento de Psicologia Escolar do Colégio, que selecionou as profissões de maior interesse dos estudantes e, em seguida, agrupou-as por áreas de atuação (Ciências Humanas, Ciências Biológicas e Ciências Exatas). Os alunos visitaram os seguintes locais: Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Rede Globo de Televisão, Ministério Público, Coca-Cola do Brasil, Consulado da Itália e Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Os alunos visitarão outras empresas até o fim do ano letivo.

A entrada na adolescência é um período de grande nível de informações para os alunos e é função da instituição de ensino contribuir nesse momento. Com esse projeto, o Bernoulli pretende atuar como um solucionador das dúvidas comuns que ocorrem nesse período, oferecendo um caminho na busca de informações acerca da carreira.

Veja as fotos das visitas!

Galeria
de Imagens