NOTÍCIAS

Novembro Azul conscientiza homens para prevenção contra o câncer de próstata.

6
nov

Novembro Azul

Novembro Azul

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez de uma campanha para a saúde dos homens.

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido devido ao fato de o dia 17 de novembro ser considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de morte reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por esse grupo.

Cure o preconceito

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos podem ser curados, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. É nesse ponto que se encontra o maior desafio: o preconceito. A maioria dos homens evita procurar o médico por temer o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas de saúde.

Prevenir é legal!

Podemos transformar positivamente o mundo de várias formas. Nós do Bernoulli trabalhamos para transformar o mundo pela educação. Essa é a nossa missão e a nossa razão de existir. Mas sabemos que há outras alternativas para alcançar essa transformação. O cuidado com a saúde, por exemplo, é uma dessas alternativas. Previna-se, é legal!